quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Citologia 1



Estudando a origem e a evolução dos seres vivos, falamos em origem e evolução das células.
Os seres vivos são formados por células e compreender como surgiram e evoluíram, também nos fazem ter a compreensão de como a célula surgiu e evoluiu.O primeiro ser vivo que surgiu era uma célula.
Citologia é área da biologia que estuda a célula, e essa só teve inicio desde o momento, em que o homem iniciou a construção de aparelhos com lentes que redimensionam as imagens dos objetos.Esses aparelhos denominados microscópios, nos dão a possibilidade de conhecermos e estudarmos estruturas invisíveis a olho nu.
Os primeiros microscópios foram construídos no século XVI, mas apenas no século XVII utilizaram-nos com finalidades biológicas.
Nesse século, o holandês Anton Van Leuwenhoek (1632-1723) construiu um microscópio, constituído por uma única lente de aumento, com ele analisou e descreveu vários microorganismos, tais como bactérias e protozoários.
Por ter uma só lente de aumento esse microscópio é chamado de microscópio simples e por usar a luz natural para observar os objetos é também microscópio luz (ml) ou microscópio óptico (mo).
Em 1665 o inglês Hobert Hooke (1635-1703) publicou suas observações de estruturas visíveis no microscópio de luz, só que tal era constituído com duas lentes de aumento associadas a um tubo. Essas observações lhe deram o crédito de descobridor das células.
O microscópio utilizado por Hooke apresentava uma lente chamada ocular (voltada para o olho humano) e outra adjetiva (voltada para o objeto a ser analisado).Por apresentar duas lentes ele é chamado de microscópio composto. Atualmente todos microscópios de luz utilizados em biologia são compostos e mais sofisticados.
 Autor(a) : Vanessa Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário