quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Citologia 3


         Atualmente, além do microscópio óptico, existem os modernos microscópios eletrônicos, eles são capazes de ampliar uma imagem centenas de milhares de vezes. Inventado em 1931, ele passou por aperfeiçoamentos que ajudaram a tornar as imagens muito mais nítidas.Ele nos permite analisar células e organismos.
        Na Itália desde o século XIV as lentes já eram usadas em óculos para corrigir a visão.Com o passar do tempo os pesquisadores foram percebendo que, polindo as lentes e combinando-as com outras, podiam obter imagens cada vez maiores.Em 1665 o inglês Robert Hooke já utilizava o microscópio simples com duas lentes para observar “finas fatias” de cortiça e outras partes de plantas.
       O aumento que esse microscópio permitia era 270 vezes maiores, muito diferente dos microscópios atuais, que aumentam milhares de vezes.A luz no microscópio hooke era chama de uma vela.
       A célula é a parte principal que forma o organismo de todos os seres vivos.Ela não pode ser vista sem recursos técnicos, pois têm dimensões muito pequenas, utiliza-se para essa observação o microscópio óptico comum ou composto que lhe aumenta até 2.000 vezes o tamanho, a observação pode ser feia de células vivas (a fresco) ou mortas (fixadas) pelo álcool, formol, etc. O aparelho especializado para a observação celular é o microscópio eletrônico que aumenta mais de cento e 160.000 vezes. É comum também se usar corantes para se salientar as estruturas celulares. Entretanto, existem seres vivos formados por apenas uma célula: são os chamados seres unicelulares, estes seres são menos conhecidos.
Muitos seres que conhecemos são formados por muitas células, eles se chamam pluricelulares.
       A célula é composta por várias partes: Membrana plasmática, citoplasma, núcleo, entre outros.Elas constituem o organismo dos seres vivos.

Autor (a): Anny Maia
Fonte: Manual didático de pesquisas, editora didática paulista, página 406; Ciência Interativa, Ebling, Fraiberg e Leal 6º ano, página 19 e 20; Os seres vivos, Cruz,Daniel, página 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário