quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Citologia 4

Citologia surgimento e desenvolvimento


É o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. É estudada em cursos da área de saúde e biológicas.
Com a invenção do Microscópio óptico foi possível observar estruturas nunca antes vistas pelo homem, às células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico
É muito importante o estudo da citologia, pois com ela nos iremos aprofundar nossos conhecimentos sobre as células, e através da citologia surgiram os microscópios para fazer o estudo das células. Mais isso iremos ver com mais detalhes no texto abaixo.
Na minha opinião com certeza quem ganha o mérito nesse assunto são os microscópios, pois som com eles que os cientistas conseguiram estudar o desenvolvimento das células e também e com ele que até hoje e muito útil.
A área da Biologia que estuda a célula é a Citologia. Essa área só teve início a partir do momento em que o ser humano começou a construir aparelhos com lentes que propiciam grande aumento das imagens de objetos. Esses aparelhos, chamados microscópios, possibilitam o conhecimento e o estudo de estruturas invisíveis a olho nu.
Os primeiros microscópios foram construídos nos séculos XVI, mas somente no século XVII foram utilizados com finalidades biológicas. Nesse século, o holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1723) construiu um microscópio formado por uma única lente de aumento e que permitia obter imagens ampliadas em até trezentas vezes. Com ele analisou e descreveu vários microrganismos, como bactérias e protozoários.
Por ser formado por uma só lente de aumento, esse microscópio é chamado de microscópio simples, e por usar a luz para iluminar os objetos observados é também chamado de microscópio de luz (ML) ou de microscópio óptico (MO).
Mais tarde, em 1665, o inglês Robert Hooke (1635-1703) publicou suas observações de estruturas visíveis ao microscópio de luz, só que esse microscópio era construído com duas lentes de aumento associadas a um tubo. Essas observações lhe valeram o crédito de descobridor das células.
O microscópio utilizado por Hooke apresentava uma lente chamada ocular (voltada para o olho humano) e outra chamada objetiva (voltada para o objeto a ser analisado). Por apresentar duas lentes, ele é chamado de microscópio composto.
As imagens obtidas nesses microscópios compostos são mais ampliadas e apresentam mais detalhes do que as obtidas nos microscópios simples.
Atualmente, todos os microscópios de luz utilizados em Biologia são compostos e mais sofisticados do que o utilizado por Hooke.

Autor: Fabiano Castro
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1802812-citologia-seu-surgimento-desenvolvimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário