quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crescimento Vegetativo ou Natural


              Qualquer crescimento ou redução da população mundial podem ser computados por meio do crescimento vegetativo, que se dar através da diferença entre o numero de nascimentos e de mortes, e então, onde se entra o calculo da taxa de natalidade e mortalidade.
- Taxa de natalidade.
             Ela está especificamente ligada a qualidade de vida da população. E é a relação entre o número de nascimentos por ano e a população absoluta de uma terminada cidade, região ou país.
             Por meio de cálculos envolvendo-a, pode se verificar a taxa de fecundidade, que corresponde o número de filhos em média, por mulher em idade reprodutiva.
             Na década de 1970,a taxa de fecundidade do Brasil era de 5,8 filhos por mulher, e em 2005 foi diminuída a 2.1.
- Taxa de mortalidade.
            É a relação entre o numero de óbitos por ano e a população absoluta de uma determinada cidade, região ou país.
           Dento dela, está incluída a taxa de mortalidade infantil que é correspondente ao número de mortes de crianças entre zero e u ‘m ano de idade para cada grupo de mil nascidas vivas, e pode ser analisada separadamente.Assim como a natalidade, a mortalidade também deriva diretamente da qualidade populacional de vida, e que se torna mais real quanto a mortalidade infantil.
          A expectativa de vida ao nascer (tempo médio populacional de vida) é dependente direta das taxas de mortalidade. Quanto maior a mortalidade, menor será a expectativa de vida. Esse também e um fator importante para se considerar o grau de desenvolvimento dos países.
         Conforme a teoria da transição demográfica que mostra que a transição da sociedade pré- industrial para a pós-industrial percorre três ou quatro fases distintas, o crescimento da população muda de acordo com as fases, variando também a taxa vegetativa.
         Na primeira fase ou fase pré-industrial, teria um índice de crescimento vegetativo baixo devido aos altos índices de natalidade e mortalidade, que seriam ocasionadas pelas condições higiênico-sanitárias, guerras, epidemias e etc. Nos países desenvolvidos é registrado como o período que antecedeu a industrialização.
       Na segunda fase o, podemos identificar dois períodos. No primeiro período se tem um crescimento populacional alto devido à queda na taxa de mortalidade causada pela melhora nas condições sanitárias e de segurança (fim das guerras, avanços tecnológicos). No segundo período (ou terceira fase, de acordo com a classificação), há uma diminuição da taxa de natalidade ocasionada por medidas de controle como planejamento familiar e métodos anticoncepcionais, voltando então, a diminuição da taxa de natalidade.
      Numa terceira fase (ou quarta), a fase evoluída, tanto a taxa de natalidade quanto a de mortalidade voltam a se estabilizar, ocasionando uma taxa de crescimento vegetativo bastante pequeno.
     Há quem considere a hipótese de uma quinta fase de crescimento demográfico onde o crescimento vegetativo seria contraproducente devido aos altos custos de vida que inviabilizariam famílias muito grandes, ou as tornariam indesejáveis para as pessoas que quisessem manter seus altos padrões de vida. Esse efeito já pode ser notado em países de industrialização desenvolvida. A principal desvantagem, conforme os especialistas é que com a taxa de natalidade baixa e a expectativa de vida cada vez maior, pode haver um colapso nos sistemas previdenciários de muitos países, pois não foram criados para este tipo de circunstância.
    O Brasil já sobrepujou a segunda fase e encontra-se em fase de estabilização populacional.


Autora : Vanessa Melo ;]
fontes : Geografia - apostila 3 - modulo 10 - páginas - 12 e 13 / http://www.infoescola.com/geografia/crescimento-vegetativo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário