sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Citologia 5


          A célula é a parte mais importante de um ser humano. Mas tudo começou tão simples. Em 1665, o cientista inglês Robert Hooke, a primeira coisa a ser vista por seu microscópio, foi um pedacinho de casca macia de árvore chamada cortiça. Durante o que ele observou, o microscópio foi avançado e as pesquisas foram melhorando até que em 1838, Mathias Schleiden (alemão) confirmou que todos os vegetais eram formados por células e Theodor Schaulann, em 1839.Todos os animais são constituídos por células, então surgiu a teoria celular.
Diz que todos os seres vivos são constituídos por células, foi vista como a descoberta mais importante da Biologia. Existem células unicelulares e seres pluricelulares.A célula funciona como um organismo vivo: respira, alimenta-se, cresce, reproduz-se e morre.As partes fundamentais que formam uma célula são: membrana celular, citoplasma e núcleo.
Membrana plasmática = é uma película que envolve toda a célula protegendo-se e combinando tudo que irá entrar e sair dela. A partir dessa membrana, a célula recebe oxigênio, nutrientes e elimina gás e outras substâncias tóxicas.Nas células vegetais existe a membrana celulósica também, formada por células.
Citoplasma = Exerce todo o interior da célula através de uma substancia gelatinosa que se chama matriz citoplasmática ou hialoplasma. Nesse hialoplasma estão flutuando várias organelas, que serão responsáveis pela realização de importantes atividades da célula.Entre elas:

Mitocôndrias - Possuem a função da respiração celular, produzem energia necessária às outras funções celulares.
Retículos endoplasmáticos - transportam substâncias nutritivas através do citoplasma.
Aparelho de Golgi ou complexo de Golgi - São estruturas arredondadas minúsculas onde são postas e depois retiradas às secreções, isto é, substâncias produzidas pela célula.
Centríolos – Pequenas estruturas parecidas a bastões que irão participar da divisão celular nas células animais.
Lisossomos – Exercem a função de auxiliar na digestão celular.
Vacúolos – Realizam a digestão celular, amontoar material de reservas.
Nas células animais os vacúolos são menores de que as células vegetais.
 Ribossomos – Grânulos ligados aos retículos endoplasmáticos que produzem proteínas.
Plastos – Estão nas células vegetais, responsáveis pelo armazenamento de água, sais minerais e açucares.

Autor: Marcos Wezer dos Santos
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário